A gamificação na educação nada mais é do que a aplicação dos jogos em atividades na escola. Trata-se de uma técnica que possibilita a aplicação de técnicas para potencializar o aprendizado dentro da sala de aula.
Um bom exemplo é quando a criança recebe uma classificação por estrelinhas quando acerta uma chamada oral sobre tabuada. Portanto, a gamificação usa elementos de jogos digitais para em contextos distintos dos games.
A gamificação na educação possibilita que o educador traga características inerentes ao jogo para a turma. Dessa forma, a competição é incentivada e os alunos recebem feedbacks, recompensas e evoluem como em um game.
Que Competências São Estimuladas com a Gamificação na Educação?
Os games são uma realidade e no Brasil muitas crianças já jogam, já que basta ter um celular e elas podem jogar vários jogos. No passado, a situação era diferente e obrigava a compra de um console, por isso o número cresceu.
É possível estimular várias habilidades com a gamificação na educação e por isso mesmo é fundamental que o educador aplique a técnica. Assim, veja 5 benefícios que o uso dessa técnica traz para os alunos.
Maior Autonomia
Uma das principais buscas do educador é a autonomia do aluno, ou seja, quando ele torna-se o protagonista do processo. A gamificação, se bem aplicada ao aprendizado, proporciona justamente isso para o aluno.
O professor torna-se apenas um guia, já que o aluno sabe que precisará ter esforço, agilidade, reflexão e posicionamento para “vencer o jogo”. Ao mesmo tempo, ele precisa melhorar o desempenho e entende que só conseguirá adquirir mais conhecimento.
Deixa o Aprendizado mais Leve
O ambiente escolar não pode ficar desconectado do que é a vida do aluno fora da escola, senão a escola será chata. Se a turma já joga em casa e acessa o celular, qual é o sentido de continuar no decoreba do século XX?
A gamificação na educação proporciona um aprendizado mais leve, direto e principalmente alinhado à educação 4.0. Com um ambiente mais leve, o aluno aprende mais e não verá a escola só como uma obrigação.
Desenvolve a Memória
Os estímulos visuais ajudam a desenvolver a memória da criança, porque o jogo trata de algo lúdico. Em seguida, o aluno tem a capacidade de lembrar-se daquilo com mais facilidade e isso faz diferença para o aprendizado.
A assimilação é um processo que requer muito cuidado e por isso a turma precisa reter o que foi ensinado. O uso da gamificação ajuda muito nisso, porque para “passar de fase” será necessário lembrar do que foi feito.
Chama mais Atenção da Criança
Se você fazer um ditado na sala de aula e dar uma nota de 0 a 10 para as crianças, talvez alguns irão se esforçar para tirar a nota. Por outro lado, se o sistema for de pontuação por uma estrela e tiver ligação com a turma, o educador falou a “língua da criança”.
Essa é a principal razão para a gamificação na educação trazer resultados, ou seja, a turma presta atenção. Resta ao professor apenas uma coisa: estar atento e não deixar o Yoshi, caso contrário será preciso remar outra vez.
Aumenta a Concentração
Manter a turma engajada na aula e com a cabeça na sala, nem sempre é fácil. Contudo, a gamificação possibilita que os alunos se concentrem, pois eles dependem disso para passar as próximas fases.
A competição saudável permite que os desafios sejam superados, para superar cada desafio é primordial manter os bons resultados. Durante toda a jornada de aprendizado, preste muita atenção nas respostas da turma.
Quais são os Benefícios da Gamificação na Educação?
Por fim, é necessário entender os benefícios que o processo de gamificação na educação traz para a turma. É possível citar cinco grandes benefícios que mudam a sala de aula de patamar, veja cada uma das vantagens:
- Aumenta o prazer na sala de aula: Com o uso da gamificação, o aluno não vê a escola mais como uma coisa chata na vida. O ambiente lúdico eleva o prazer de ir estudar e motiva o educador a melhorar.
- Eleva a evolução do aluno: Os feedbacks são mais rápidos e por isso a curva de aprendizado é muito mais alta. Cada jogo faz o aluno perceber os erros e analisar os pontos fortes/fracos que tem.
- Encoraja a participação: A visão de que o professor transmite a informação e o aluno absorve já não existe mais. O uso da gamificação encoraja o aluno a dar sugestões e participar de todo o aprendizado.
- Facilita a adaptação: Você não precisa se esforçar para manter a atenção da turma, pois o mundo dos games pertence aos alunos. Por dar mais autonomia, a criança mantém o ritmo para aprender mais.
- Mais velocidade de aprendizado: O aluno retém melhor a informação passada e o motiva a aproveitar esse ensinamento. Para “passar de fase”, o aluno deve estudar mais e isso o incita a melhorar.
Os jogos podem ser aplicados dentro da sala de aula, fora dela e até em atividades complementares. Afinal, já fazem parte da rotina das crianças e a única diferença é que a partir de agora os educadores sabem o que fazer.
Aproveite a gamificação na educação e invista nesse conhecimento, basta entrar em contato comigo. Aproveite a mentoria de 90 dias e potencialize o seu conhecimento, no ambiente virtual há várias oportunidades lhe esperando.