Eneatipo 1
PERFECCIONISTA, REFORMISTA
É um buscador de qualidade, correção e excelência. Busca PERFEIÇÃO! Prima pela qualidade.
Sua personalidade
A personalidade do Tipo 1 perde contato com esta ideia essencial de que no universo, a partir de uma perspectiva mais elevada, tudo o que existe é, em essência, correto e justo e todas as coisas são perfeitas. Com isso, ele desenvolve uma crença limitante bastante forte: a fixação chamada de RESSENTIMENTO. Este ressentimento é um pensamento carregado de raiva reprimida e julgamento, que aparece todas as vezes que a pessoa do Tipo 1 vê alguém fazendo algo que ela considera errado, incorreto ou impuro.
Aquilo fica remoendo por muito tempo e, por vezes, não é verbalizado. Assim olham para o mundo e encontram pessoas que transgridem regras e os padrões que ela acredita serem os corretos. Para ele é difícil se esquecer dessa transgressão, que pode ficar durante muito tempo em seus pensamentos. Assim, os mais severos julgamentos e condenações aparecem, sejam eles colocados para fora ou não.
The Sacraments in Practice and Faith
01. Christian Baptism by Immersion
02. The Spiritual Communion
Principais características
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Positivas
- Comprometidos
- Esforçados
- Determinados
- Buscam a excelência e a justiça
- Disciplinados
- Íntegros
- Focados nos objectivos
- Responsáveis
- Organizados
A melhorar
- Exigentes
- Ressentidos
- Intransigentes
- Julgadores
- Inflexíveis
- Focados nos erros
- Rígidos
- Irritadiços
- Intolerantes
- Tensos
Sua essência
A ideia mental superior do Tipo 1 é a DIVINA PERFEIÇÃO. É uma compreensão profunda de que cada momento é simplesmente perfeito, de que não há coisas fora do lugar e de que não há erros na natureza ou mesmo nas pessoas. Segundo essa compreensão, as pessoas são perfeitas como são e aquilo que chamamos de erros, defeitos ou falhas existe apenas por conta dos julgamentos baseados em nossos sistemas de crenças pessoais e culturais, ou seja, são conceitos criados, relativos. Assim, o que está certo para uma pessoa e em um lugar pode estar errado para outra pessoa em outro lugar, e está tudo ok.
Sua virtude
A virtude do Tipo 1 é a SERENIDADE ou ACEITAÇÃO. É uma compensação emocional, um entendimento do coração de que todas as pessoas e coisas são perfeitas exatamente como são. Não há nada a ser corrigido. É uma profunda calma emocional e uma aceitação dos prazeres do corpo e da vida de forma relaxada, livre de culpas e julgamentos.
Sua paixão
Ao perder contato com esta virtude citada anteriormente, o Tipo 1 desenvolve uma paixão (emoção de qualidade inferior) chamada de IRA. A ira é um estado emocional cheio de raiva reprimida, que se desdobra em explosões ou implosões emocionais carregadas de culpa, críticas e intolerância à imperfeição. Ela surge como uma reação a irresponsabilidade e a falta de compromisso dos outros e é dirigida a si mesmo, como culpado por não ser certo ou fazer as coisas certas nos padrões em que deveriam ser feitas.
A criança ferida do tipo 1
Quando criança, o Tipo 1 sentiu-se na obrigação de se comportar bem. Foi cobrado dela para que ela fosse uma criança bem educada, bem comportada. Foi elogiada por ser assim e interpretou isso como uma cobrança para ter que continuar sendo assim.
Sentiu que os adultos não acreditavam nela, que depositavam expectativas muito altas em cima dela e assim ela foi se sentindo obrigada a se comportar como um adulto, com receio que a achassem irresponsável.
É aqui que começa o Mecanismo de Defesa que chamamos de FORMAÇÃO REATIVA, um hábito mental e depois emocional, que chega no físico, para controlar a irritação, abafar qualquer sinal de raiva.
Mecanismos de defesa
FORMAÇÃO REATIVA. Este mecanismo de defesa do Tipo 1 aparece como uma força contrária a qualquer manifestação do instinto, da parte que mais nos conecta ao mundo animal. São contidos os impulsos ou os anseios e os desejos deste instinto, como a raiva e os impulsos de prazer sexual. Essa força reage e não deixa que os impulsos internos se manifestem, pois eles são julgados incorretos, “maus” e “inadequados”. Trata-se de uma desesperada tentativa de controle dos impulsos corporais que acaba por trazer grandes privações e conflito interno entre julgamento e vontade.