A aprendizagem baseada em projetos é uma técnica muito moderna e tem auxiliado a educação como um todo. O processo mudou e por isso se tornou fundamental enfrentar os desafios atuais com técnicas modernas.
Trata-se de uma metodologia que traz a baila vivências práticas e aumenta a participação dos alunos. Nesse cenário, o processo de aprendizagem é melhorado e a experiência do aluno é mais envolvente do que era antes.
Por ser duradoura e impactar positivamente a turma, a aprendizagem baseada em projetos passou a ser uma grande aliada. Dessa forma, o centro das alterações é a colaboração com os alunos com o educador.
Aprendizagem baseada em projetos: Uma estratégia de sucesso
O nome pode ser desafio, problema ou indagação, mas fato é que a turma precisará ter um processo contínuo de estudo. Assim, a aprendizagem baseada em projetos permite aumentar o conhecimento dos alunos.
O trabalho de estudo é longo e os alunos precisam pesquisar, apresentar hipóteses e procurar por recursos que conduzam a atividade. Ao mesmo tempo, a informação é aplicada até chegar à solução daquela problemática.
O problema apresentado deve ser complexo e dificultar a pesquisa da turma, senão basta uma pesquisa no Google e tudo estará resolvido. Por isso, é preciso aplicar a informação até alcançar uma resposta final para a questão.
É justamente por meio desse estudo, que a aprendizagem baseada em projetos une o ensino com a prática. Na verdade, ambas se tornam inseparáveis e a aplicação depende da exploração de todo o contexto.
Para aplicar a aprendizagem baseada em projetos é importante usar um pouco de malícia. Não é inteligente apresentar tudo para facilitar o trabalho da turma, porque a missão dos alunos é encontrar uma solução.
O educador se torna um mediador, que irá mediar a relação entre os alunos e a informação. Ao mesmo tempo, pode participar da construção da resposta e sugerindo pontualmente, mas é preciso destacar um ponto:
- A mesma problemática pode ser apresentada para 4 grupos dentro da sala de aula;
- Os resultados, necessariamente, podem não ser os mesmos e essa é a mágica da aprendizagem baseada em projetos.
É essencial entender como a aplicação desse conceito pode ser realizada e não são necessários mais do que alguns passos. Ao aplicá-los, a realidade é que você entende o poder que esse recurso tem para a turma.
Funcionamento
Agora que você entendeu o que é a aprendizagem baseada em projetos e viu que não é complicado, é preciso entender as etapas do processo, que, na verdade, são seis, a seguir confira uma por uma:
- Um problema é sugerido;
- As causas são analisadas e os alunos criam algumas hipóteses;
- Táticas para a solução do desafio são definidas, logo após ter o conhecimento sobre o desafio e as suas respectivas origens;
- Um plano é elaborado;
- Os alunos apresentam um plano e executam, já a demonstração do resultado acontece apenas depois;
- Para finalizar, o orientador avalia a viabilidade das soluções ou não.
O maior desafio é fazer cada participante interagir com a realidade e enxergar o que há de errado. Em seguida, é primordial descobrir o que deve ser melhorado ou mesmo resolvido, daí é preciso passar para outra etapa.
Trata-se de prevenir ou mesmo solucionar uma problemática apresentada. Para entender essa situação, é necessário se atentar a um fator para potencializar o aprendizado:
- Imagine uma sala de aula com 30 alunos;
- A problemática apresentada é “como fazer um condomínio com 50 moradores economizar mais luz;
- Para ajudar, a sala é dividida em três grupos de 10 alunos cada;
- As causas são analisadas;
- Cada grupo chega a uma conclusão diferente;
- O primeiro grupo decide criar um aplicativo para criar a estimativa de luz, já o outro grupo opta por explicar para os moradores o aumento e os impactos, um terceiro grupo escolhe cotar o valor da energia solar.
- O educador avalia se funcionou não.
Deu para perceber que a aprendizagem baseada em projetos mostrou, de acordo com o exemplo acima, três formas de economizar luz. Em outras palavras, é uma forma interessante de trazer o aluno ao centro do aprendizado.
Vantagens
Para elevar o engajamento da turma e aumentar a presença na sala de aula, essa metodologia traz avanço para o desempenho dos alunos. Por exemplo: para as matérias de exatas, a lógica e a interpretação de problemas são melhoradas.
Por permitir que os professores avaliem de dificuldades, a realidade é que cada estudante seja preparado para o mercado de trabalho e seja proativo. Além disso, veja algumas vantagens que essa metodologia oferece:
- Confiança;
- Empatia;
- Liderança;
- Lógica;
- Sinergia;
- Visão crítica.
Cada benefício tem potencial para mudar o patamar do aprendizado e deixar atualizado para o que o século XXI exige. A aplicação depende apenas de um educador preparado para extrair o máximo que a sala de aula pode dar.
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