A Educação 4.0 pode mudar a sua vida e acredite: não dá para continuar sem saber o que é ela. Sendo assim, é um termo que faz menção à quarta revolução industrial, ou seja, engloba a internet e a digitalização.
Segundo os dados são coletados e analisados, porém sabia que este novo tipo de educação já está dentro das escolas? O uso de tablets é um exemplo disso e por isso é que o assunto está tomando proporções tão elevadas.
Você não faz ideia sobre quais são os desafios que estão inclusos na Educação 4.0, já que inclui professores e alunos. Dessa forma, o texto mostrará quais são eles e como se preparar para conviver com o “novo”.
O que é Educação 4.0?
A Educação 4.0, também conhecida como E4, pode ser entendida como um modelo de educação continuada. Ao mesmo tempo, leva em consideração os próprios estudantes e procura guiar as trilhas que trazem o aprendizado.
A proposta é compartilhar os projetos e fazer cada aluno aprender com o colega, como também os professores. Os recursos disponíveis da escola são utilizados de forma criativa e voltada para o aprendizado do século XXI.
Para entender a Educação 4.0, é necessário descobrir os pilares e saiba: despertam o interesse dos alunos. Portanto, é possível citar quatro e aprofundar nas informações inerentes, são os seguintes:
1 - Modelo Sistêmico
Uma instituição de ensino precisa avaliar qual é o cenário do século XXI e descobrir onde quer chegar. Além disso, é primordial definir uma estratégia para planejar as inovações aplicadas na escola.
Por exemplo: Ao invés de mandar fazer lição no caderno, a escola define que parte da lição será pelo AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Ou seja, o aluno entenderá que muitas atividades são realizadas pelo computador.
2 - Mudança do Senso
Em primeiro lugar, o ensino deve mudar e não é mais interessante usar a tática do século passado para dar aulas. Nesse cenário, se a escola dispor de tecnologia e os alunos forem preparados, é importante usar esse recurso.
A busca por referências teóricas em educação científica tecnológica é crucial, pois foram uma base mais sólida. Em seguida, fica mais fácil de elaborar as aulas e oferece mais vantagem para o dia a dia.
3 - Gestão do Conhecimento
O panorama não é mais o mesmo e os alunos precisam que o conhecimento passe por um processo de gestão. Aquela visão de que o professor passa o conteúdo e a sala absorve, não é mais aplicável atualmente.
É importante que as competências e habilidades dos alunos sejam estudadas, mas apenas se existir condições. Dependendo da escola e do investimento que o município faz em educação, a Educação 4.0 pode demorar a chegar.
4 - Cibercultura
A sala de aula não pode ser vista mais como um local em que os alunos chegam, se sentam, abrem o caderno e copiam a matéria. Em outras palavras, o mundo mudou e agora a informação chega de outra maneira.
Um aluno abre o Google e pesquisa sobre o descobrimento do Brasil, recebendo de volta materiais escritos, vídeos e até podcasts. Atualmente, o professor deve preparar o espaço de aprendizagem para a Educação 4.0.
Como Funciona a Educação 4.0?
Em primeiro lugar, a Educação 4.0 tem o funcionamento como reflexo do que acontece no século XXI. Trata-se de um novo modelo e que considera as inovações tecnologias como ferramentas de aprendizado, funcionando assim:
- A conectividade que os sistemas possibilitam e a facilidade de acesso a eles;
- A IA (Inteligência Artificial), sistemas robotizados e a automação que a tecnologia permite;
- As mídias novas e como os dados são analisados, interpretados por meio do Big Data;
- A velocidade pela qual as inovações chegam;
- O desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos condizentes com o momento atual.
Essas exigências obrigam os educadores a buscarem capacitação profissional, bem como técnicas para aplicar. Afinal, como diria Albert Einstein: “uma mente que se abre a uma nova idéia, nunca volta a ter o tamanho de antes”.
Quais São os Desafios da Educação 4.0?
Agora que você já sabe o que é a Educação 4.0 e como é o funcionamento, é primordial aprender quais são os desafios. Da mesma forma, a tecnologia impõe a necessidade de se capacitar e acompanhar o que acontece.
Portanto, é possível citar três grandes desafios e que precisam ser vencidos o quanto antes, pois o momento atual exige que sejam vencidos. É agora vamos descobrir quais são cada um deles:
Universalidade da Educação
Em colégios com acesso à tecnologia, o cenário é melhor e dá para explorar os recursos da E4 com sucesso. Por outro lado, em escolas públicas, na maior parte do Brasil, a situação é diferente e o ensino não pode ser universalizado.
O educador precisa entender o que é possível ser feito na escola e aplicar o ensino de acordo com o caso. O professor é parte central da E4 e as ferramentas apenas complementam o potencial das tecnologias utilizadas.
Fazer da Aprendizagem um Processo Prazeroso
A visão da aprendizagem, especialmente na escola com da forma antiga, é que as aulas não são prazerosas. O aluno aprende por vídeo, vendo animações, e não vai gostar de ter a explicação na lousa, por exemplo.
Um desafio da Educação 4.0 é transformar a educação em algo prazeroso, principalmente em escolas sem tanta estrutura. Entretanto, é provável que dentro algum tempo o investimento chegue e consiga melhorar o cenário.
Conviver com a Aprendizagem Autônoma
Por fim, é importante entender que a aprendizagem autônoma é um desafio que a E4 enfrenta e também precisa transpor. O aprendizado autônomo faz com que o aluno aprenda a desenvolver formas de aprender sozinho em casa.
Se você quer conhecer mais conteúdos sobre Educação 4.0 e outros temas, acesse o nosso site e confira mais assuntos. Enfim, a partir de agora a melhor opção é considerar o potencial que a tecnologia tem no dia a dia das escolas.