A nada mais é do que a habilidade de movimentar os músculos com maior precisão. Além disso, possibilita que a pessoa tenha domínio corporal da criança e por isso é preciso ter atenção nisso tudo.
Perceber se uma criança é coordenada motoramente não é complicado, basta prestar atenção no que é feito. Portanto, é fundamental se atentar ao fato de como as crianças brincam, caminham e até mesmo desenham.
Entender a coordenação motora é primordial e a realidade é que acontece com o tempo. Dessa forma, confira mais informações para perceber a ligação que existe com a educação infantil e vale a pena pensar nisso.
Coordenação Motora na Educação Infantil: Quais são os Níveis?
É bastante comum achar que a coordenação motora pode ser resumida de uma única maneira. No entanto, a realidade é outra e existem duas formas de enxergar: fino e grosso.
Agora que você entendeu a importância de se atentar a esse fato, é preciso aprofundar ainda mais nas informações. Veja como dá para descobrir as diferenças e aprender a identificar os pontos que podem ser melhorados.
Fino
Trata-se da função de desenhar, escrever, pintar, colar, recortar papel e realizar traçados em folhas. A ideia aqui é simples: realizar as atividades que requerem maior coordenação motora fina, como por exemplo: a das mãos.
Destaca-se o fato de poder ser realizada com os pés, uma vez que tem muita relação com o trabalho dos pequenos músculos. De acordo com a idade da criança, é mais recomendado ter certos exercícios para desenvolvê-los.
Vale lembrar um fato: cada atividade deve ser iniciada com uma fácil e ir prosseguindo com o passar dos tempos. Afinal, estar coordenado motoramente é algo que vem com o tempo e deve ser desenvolvido devagar.
Grosso
A coordenação motora mais grossa possibilita que a criança corra, pule, dance e caminhe com facilidade. O objetivo é que o pulso físico, que está na coordenação motora, seja usado para essas tarefas.
Por abranger os músculos que permitem a prática das brincadeiras e exercícios, o educador deve estimular. Em outras palavras, comece sem pressa e aumente com o tempo, deixando a coordenação motora ampla.
Como Trabalhar a Coordenação Motora na Educação Infantil?
Agora que você entendeu o que é a coordenação motora e viu um pouco sobre a importância que tem para a educação infantil, é preciso prosseguir. Ao mesmo tempo, a progressão permite entender como desenvolver ambas.
Seja para a fina ou grossa, a verdade é simples: apenas tendo um roteiro de atividade que os resultados acontecem. Entretanto, é primordial pensar em cada atividade e ter paciência para desenvolver tudo da maneira certa.
Para aplicar a coordenação motora e estimular os seus movimentos, preste atenção nos dois tipos de classificação para a coordenação motora. Assim, veja como dá para ajudar os alunos a ficarem coordenados no dia a dia.
Fina
Os movimentos com a mão são considerados os melhores exercícios para treinar a coordenação motora. Para aumentar a eficiência, não se esqueça de usar de trazer coisas diferentes para a criança, como por exemplo:
- Colagem de papéis;
- Giz de cera;
- Lápis;
- Lãs;
- Tinta guache;
- Uso de barbantes.
Uma excelente opção é realizar as atividades com pontilhados, uma vez que mexem com as mãos da criança. A escolha sobre a atividade depende da idade que o pequeno tem e o mais indicado é estar atento a esse fato.
Dá para iniciar os estímulos quando a criança está no maternal e avançar nas próximas etapas. Na educação infantil 1 e 2, é uma excelente forma de melhorar a coordenação motora da criança por meio desses dias.
Grossa
As brincadeiras são boas formas de fazer a criança aproveitar bastante a escola e ainda desenvolver a coordenação motora. Seja correndo e brincando de pega-pega, o pequeno estará em movimento e treinando.
Outras brincadeiras são indicadas, como por exemplo: amarelinha, pula-pula, estátua e diversas outras diversões. Por isso, dê aulas ao ar-livre e faça as crianças ficarem mais coordenadas, pois com o tempo essa é a tendência.
Uma excelente opção é que os pais também auxiliem essas brincadeiras em casa e sobram alternativas, seja no quintal ou mesmo no playground. Desse modo, aproveite para incentivar a criança a pular corda e brincar de bola.
Coordenação Motora na Educação Infantil: Por que é Importante?
Por fim, é crucial explicar a importância que a coordenação motora tem e a resposta está contida na palavra. Uma criança coordenada consegue realizar uma série de funções com maior facilidade.
Se a brincadeira é pular corda, um pequeno que tenha boa coordenação saberá pular e raciocinar ao mesmo tempo. Por outro lado, é uma forma de tirar a criança da zona de conforto e fazê-la ficar em movimento.
A coordenação motora deve ser desenvolvida diariamente e o ideal é que seja interligada com o lúdico. Essa construção é muito importante, porque criança parada nunca é bom, o principal é que elas se movimentam muito.