A inclusão escolar é uma necessidade e um caminho sem volta, porque prepara a criançada para o futuro. A escola inclusiva é diversa e possibilita que os alunos conheçam e interajam com os alunos com outras necessidades.
O desenvolvimento de outras habilidades é possível e essa convivência traz muitos benefícios para a sociedade. Nesse cenário, dá para ter novas competências como empatia, paciência e colaboração entre todos.
Para entender como a inclusão escolar é importante, é necessário pensar em como era o mundo antes e comprar com o presente. Desse modo, o texto trará esses pontos e irá ressaltar a importância de um mundo inclusivo.
Por que a Inclusão Escolar é tão Importante?
A vida de uma criança com algum tipo de deficiência nem sempre foi fácil, porque muitas escolas não aceitavam alunos assim. Por isso, o único caminho era procurar uma escola especializada e conviver apenas com crianças iguais.
Alguns se aventuravam nas escolas normais e se depararam com um ambiente extremamente hostil. O bullying acontecia, as agressões rolavam, a falta de estrutura da escola desanima e muitos caiam na evasão escolar.
Com o avanço da pedagogia e a luta por uma sociedade mais igualitária, a inclusão escolar passou a ser assunto. Assim, nos últimos 30 anos o mundo avançou bastante e as pessoas com deficiência “saíram de suas casas”.
Elimina o Preconceito das Crianças
O preconceito existe e assola populações específicas no Brasil, no caso das crianças corresponde aos negros e crianças com deficiência. A inclusão escolar é fundamental para eliminar qualquer preconceito existente.
Uma criança que enxerga uma criança diferente e convive com ela, ensina coisas e aprender outras, não tem qualquer tipo de preconceito. Por consequência disso, essa troca de impressões faz existir um sentimento de acolhimento.
É mais fácil eliminar o preconceito de uma criança, que está construindo a sua visão de mundo, do que um adulto. Por outro lado, a inclusão escolar também pode mudar os pais das crianças e toda a sociedade em volta delas.
Ajuda na Busca por uma Escola mais Igualitária
Lembra quando falavam que as crianças seriam a sociedade do futuro? Certamente é algo real e que teria potencial para mudar as pessoas para melhor, então vale muito a pena pensar nessas questões.
A inclusão escolar leva à uma escola mais igualitária e ajuda na construção de uma sociedade mais justa. Por outro lado, é fundamental ter paciência e evitar a pressa, pois é algo que pode ser construído com o tempo.
Destaca-se ainda um ponto que demanda atenção: a interação que as crianças fazem mudam a forma como enxergam o mundo. Por conta disso, a mudança é muito maior e traz vantagens para a própria sociedade.
Obriga a Educação a ter Reformas Estruturais
Imagine um aluno que é cadeirante por possuir uma deficiência nos músculos. Logo após, responda com sinceridade: como uma escola pública do interior do Brasil fará para receber uma criança dessa maneira?
A mudança tem que ser estrutural, ou seja, mesmo que de maneira precária, a escola já recebe algumas melhorias. Entretanto, isso pode se tornar algo maior e depende se a criança tem alguma necessidade maior ou não.
A inclusão escolar pode acelerar as mudanças estruturais que podem ser realizadas no Brasil. Fica claro que é mais do apenas incluir e sim preparar o ambiente para ficar da maneira correta, por isso traz benefícios a todos.
Abre um novo Campo de Trabalho para os Educadores
Nem toda mudança deve ficar restrita ao campo estrutural e não financeiro. Um bom exemplo é o aumento da procura por educadores que possuam especialização na educação para autistas, por exemplo.
Se a inclusão escolar se tornar uma realidade, a tendência é que o mercado de trabalho aumente para os educadores. Em seguida, essa procura retornará em mais vagas e será necessário contratar pessoas para suprir a demanda.
Vale lembrar que a inclusão na escola é um reflexo daquilo que acontece na sociedade, então a mudança já ocorreu. Quando o mercado de trabalho buscar educadores preparados, aqueles que estiverem estarão em vantagem.
Muda toda a Sociedade em Volta das Crianças
Por fim, a mudança mais demorada e duradoura, é a mudança da sociedade no entorno das crianças. Em outras palavras, os pequenos levam poderosas lições para casa e conseguem edificar uma mudança na cabeça dos pais.
Se a falta de estudo, que infelizmente assola o Brasil, for o cenário dos pais de uma criança, a escola tem como mudar isso. Afinal, o aluno levará para casa lições e terá como ensinar os pais a serem mais inclusivos.
A inclusão escolar está no início e ainda falta muito para chegar ao ponto ideal, mas está avançando. Há de chegar um dia em que ter uma deficiência não causará nenhum problema e o caminho até lá é pela educação.
Conclusão
A vida de uma criança com deficiência é repleta de desafios, independente do tipo de deficiência. Porém, a escola precisa ser um local que faça parte da realidade desse pequeno e por isso é preciso que a escola seja inclusiva.
Vidas podem ser mudadas e realidades transformadas, o desafio é deixar a escola com ambiente mais fértil. Nesse contexto, todos são importantes, mas o principal destaque é para os educadores e tudo o que eles podem fazer.
Conseguir a inclusão escolar é fundamental e é uma construção diária, você está preparada para construir diariamente? Se a resposta for positiva, não tenha dúvidas do seu potencial e caminhe para frente, incluindo a todos.