As crianças com o eneagrama tipo 4 possuem uma característica muito forte de perda e abandono, mesmo que não sejam algo real. O “drama” é tão grande que a criança se sente diferente dos outros e quer ser tratada como especial.
É comum ver um pequeno chorar por um brinquedo, mas quando ganha pouco brinca e logo perde o interesse. Ao mesmo tempo, a ansiedade faz com que o perfil dramático cresça e faça a criança ficar muito triste.
As crianças com o eneagrama tipo 4 podem ter 8 anos e querer ser pegas no colo, como se tivessem ainda 5 anos. Dessa forma, todos esses cenários fazem a criança assim ter o perfil romântico, porém no sentido de não ter aquilo que deseja.
Como Lidar com Crianças com o Eneagrama Tipo 4?
Os pais com o eneagrama tipo 4, precisam lidar com determinados sentimentos que as crianças possuem, como por exemplo: a inveja e o ciúme. Na infância, esses sentimentos são naturais e inconscientes, pois o desejo é de ser único.
Se uma criança com essa idade ver que um irmão mais jovem fazer xixi na calça e recebe atenção dos pais, é frequente que repitam. Sendo assim, é um sinal claro e manifesto que o perfil quer a todo custo ser notado.
As crianças com o eneagrama tipo 4, se sentem com frequência abaixo das demais, do mesmo modo de que se acham especiais. A dicotomia é grande e o principal é aprender a como tratar pequenos assim, veja o que pode ser feito:
Faça a Criança Realizar Determinadas Tarefas e Mostrar Que Ela é Capaz
Sabe quando você vê o seu filho pegar um brinquedo antigo e não ligar muito para o último presente? Então, a razão principal é o fato de ela não se sentir útil e querer ao máximo ficar na dela, aproveitando o que já conhece.
Como pais de crianças com o eneagrama tipo 4, procurem incentivar a fazer coisas novas e entender a importância que existe nisso. É importante que, antes de mais nada, seja explicado para ela o que deve ser feito para conseguir.
O drama deve ser vendido pelo que é real e a criança precisa aprender que a vida é “de verdade”. Em outras palavras, o ideal é que você crie uma rotina e crie na criança o hábito de realizar as ações.
Incentive a Aprender Coisas, Pois Desapegar do Passado é Importante
O desapego do passado é importante e por isso é preciso incentivar os pequenos a aprenderem coisas novas. Do mesmo modo, a ideia do tópico anterior foi nesse sentido e aqui a proposta é aprofundar com sugestões.
O simbolismo atrai a criança e é preciso criar símbolos que a façam entender que até o sofrimento é parte da vida. Afinal, a criação de crianças com o eneagrama tipo 4, não pode ser no sentido de fazê-la ser dependente demais dos pais.
Aproveite o fato de a criança com esse perfil gostar de fazer tudo bem-feito e encoraje esses comportamentos. De um jeito ou de outro, a melhor opção disponível é que você aproveite essa tendência para o seu futuro.
Incentive o Contato com o Meio Ambiente
Crianças com perfil romântico estão entre as mais propícias para o desempenho das artes. Ou seja, para desenhar, compor ou mesmo fazer danças, a verdade é que o perfil 4 tem muita familiaridade com as artes.
Procure incentivar o contato com o meio ambiente, porque no parque ou em um jardim dá para fazer muitas coisas. Brincar, correr, desenhar e ter contato com a terra, medidas que auxiliam a criança a ter mais contato com o mundo.
Como São os Pais com o Eneagrama Tipo 4?
Em primeiro lugar, os pais com o eneagrama tipo 4, têm um perfil romântico e querem de todo modo voltar ao passado. Da mesma forma, possuem características relacionadas aos extremos e podem ser felizes demais ou muito tristes.
Algumas nuances estão presentes e o principal é descobrir quais são elas, não é mesmo!? Cada uma tem uma importância vital para que os pais com o eneagrama tipo 4 tenham esse perfil e confira quais são:
A Infância Não Foi das Melhores
O sentimento é que a infância não foi boa e era insuportável, ampliando ainda mais a experiência de perda. Boa parte da estima baixa é ocasionada por esse tipo de sentimento e pode ser real, mas na maioria dos casos é irreal.
O drama é tamanho que faz a pessoa ter um sentimento de perda e que faz o pai se sentir perdido. Em alguns casos, é possível ter até mesmo a sensação de que os pais abandonaram e, assim, o drama tem uma justificativa.
Os pais com o eneagrama tipo 4, podem reduzir ao máximo os sentimentos dos filhos e contribuem para os pequenos serem “românticos”. Nesse cenário, uma das características mais perceptíveis é que filhos do tipo 4 podem ter pais assim.
Os Papéis Quase Nunca São Positivos, Porque o Perfil é Dramático
É fundamental saber que a criança se volta para o interior de si e o pai tem muita responsabilidade nisso. Afinal, na infância faltou alguém que fizesse um papel positivo e trouxe a falta de amor, que criou esse tipo de fantasia.
A fantasia é criada pelo fato de não ter tido papéis positivos e a raiva, causada pela por essa falta, faz com que o pai tenha vergonha de si. Esse tipo de perfil, no entanto, faz com que as interações com a criança não aconteçam.
Há relatos, inclusive, de pais que comparam seus filhos com os demais e contribuem para a sensação de abandono das crianças. O caminho é valorizar o pequeno e as conquistas, evitando comparações com os demais.
A Busca Pelo “Impossível” é Mais Gostosa do Que Ter o “Possível”
Por fim, os pais com o eneagrama tipo 4, buscam a todo custo o “impossível” e querem ter prazer pela conquista. O que é possível não tem a mesma sensação e por isso existe a sensação de que não são capazes de realizar certas funções.
Já os pais com o eneagrama tipo 4, são românticos e dramáticos por natureza, porém precisam discernir o que é realidade daquilo que é criado pela mente. Enfim, não dá para se achar abandonado o tempo todo e ter tudo de bom ao lado.