Um dos maiores desafios que existem é manter os alunos engajados, mas com os vídeos interativos isso ficou mais fácil. Trata-se de um recurso ideal para ensinar os alunos com algo moderno e não no velho “decoreba”.
Imagine como é a realidade de um aluno, ou seja, ele tem acesso a celular, computador e jogos. Agora, se coloque no lugar dele e tente manter o interesse por aulas de história, com o professor falando e ele ouvindo. É fácil?
Certamente que não, é por isso que os vídeos interativos são boas opções para melhorar o ensino. Dessa forma, confira algumas dicas para usar essa ferramenta para prestar ainda mais atenção no conteúdo apresentado.
Como utilizar os vídeos interativos para aumentar o engajamento dos alunos na sala de aula?
Independentemente da turma e da idade dos alunos, uma coisa é verdade: eles conhecem o mundo com a tecnologia. Nesse cenário, a maioria dos alunos do ensino médio tiveram contato com o celular na infância.
O acesso à internet é uma realidade para eles e o mesmo vale, em alguns casos, para mexer no computador em casa. Portanto, existe apenas um caminho: se adaptar à realidade deles para enganá-los na sua aula.
Para te auxiliar e passar dicas que sejam aplicáveis, os vídeos interativos são boas opções. Desse modo, veja cinco dicas para usá-los no momento certo e ser considerada a melhor professora da turma.
1 - Inspire-se na linguagem que os youtubers usam para falar sobre história, ciência e matemática
Embora pareça uma dica estranha, acredite: os youtubers dominam a linguagem dos jovens e podem te inspirar. Um excelente exemplo disso é o Canal Nostalgia, do Felipe Castanhari, que fala sobre assuntos diversos.
O youtuber, que nem professor de história é, conseguiu mais de 14 milhões de visualizações em um vídeo sobre a Segunda Guerra Mundial. Em outras palavras, fez esse tanto de gente, na maioria jovens, prestarem atenção.
O segredo para tanto engajamento é a linguagem e o uso de interação, então a sua primeira missão é analisar a linguagem dele. Se você aplicar isso em sala de aula, a atenção dos alunos em você ficará maior imediatamente.
2 - Saiba a hora certa de usar vídeos interativos
Pense naquela aula de evolução humana e é fácil perceber que os alunos estão cansados de tanta informação. Nessa hora, já pensou em perguntar a turma sobre quem venceria um embate entre um neandertal e um sapiens?
Provavelmente a turma não saberia responder ou poderia responder sem o mínimo critério, concorda? É justamente aqui que você pode usar um vídeo interativo. Pois os vídeos servem para descansar um pouco os alunos e trazer para a sala de aula algo mais moderno. Assim, é uma tática que o educador enxerga e sabe o momento de usar, não pode ser utilizado de qualquer maneira.
3 - Crie você mesmo alguns vídeos interativos
Já viu aqueles vídeos que são desenhados por uma mão e você vê que é algo feito por computador? A grande questão é que existem aplicativos que fazem isso e você mesmo pode criar animações legais para alguns.
Um aplicativo que possibilita isso é o Benime, que está disponível para iOS e Android gratuitamente. A versão gratuita dá muitas funcionalidades, no entanto a paga dá direito a recursos que melhoram a aula.
Uma boa sugestão de edição de vídeos com ela é quando o assunto for cadeia alimentar, por exemplo. Por isso, você pode criar alguns vídeos interativos e chamar a participação da turma, os resultados serão muito interessantes.
4 - Interaja com a turma, a participação deles é fundamental
Os vídeos interativos devem ser usados na concepção da palavra, sendo assim é primordial que você chame a interação. Isso, ao mesmo tempo, é uma forma de engajar a turma e deixar a aula da forma deles.
O começo pode até não ser muito fácil, afinal são anos acostumada a dar aula da forma antiga. Contudo, com o tempo e tendo novas atitudes, um novo hábito terá sido criado e os alunos serão ensinados a participar.
Chame a participação da turma e os façam interagir, continue aplicando as técnicas de aula que você conhece. A interatividade é uma construção diária e não pode ser feita de uma vez, o processo se dá aos poucos.
5 - Use músicas da faixa etária deles
A música é sempre uma grande aliada na hora de dar aula, já que mexe com o lúdico. Porém, um erro comum é o educador utilizar uma música que não conecta com o aluno e por isso a dica é pensar no que os alunos ouvem.
Vale lembrar que existem músicas que não podem ser reproduzidas na sala de aula, então fica o convite para o educador usar o bom-senso. A interação possibilita saber o que a turma gosta e trazer uma música que seja interessante.
Se você seguir as dicas passadas aqui, será mais fácil usar os vídeos interativos para engajar os alunos. Mas se você quiser conhecer a minha mentoria de 90 dias para turbinar o seu conhecimento, clique aqui e conheça.